terça-feira, 20 de maio de 2008

Ouça o que eles dizem antes de investir

Um levantamento inédito feito pela Fundação Getulio Vargas e pela Thomson Financial, a pedido do Guia EXAME de Investimentos Pessoais, mostra os analistas que mais acertaram nas previsões sobre a bolsa
Por Giuliana Napolitano

Os relatórios de análises de ações produzidos pelas corretoras são um dos principais meios de que o leigo dispõe para se informar sobre a bolsa de valores e decidir em quais empresas investir.
São textos que descrevem a situação financeira das companhias abertas e recomendam comprar ou vender determinados papéis, estimando o potencial de alta ou de baixa para eles nos meses seguintes. A qualidade dessas previsões, porém, varia muito. Para criar uma referência para os investidores, EXAME publica o primeiro levantamento do mercado brasileiro que mostra quais são os melhores analistas de ações do país.

A pesquisa foi feita pelo Centro de Estudos em Finanças da Fundação Getulio Vargas, com base no banco de dados Thomson One Analytics, da consultoria Thomson Financial.

Foram analisadas centenas de relatórios produzidos por 70 analistas das 25 maiores corretoras do país entre julho de 2004 e junho de 2006.

A FGV comparou a recomendação feita por esses profissionais com o desempenho real da ação na bolsa em cada semana, quinzena e mês e atribuiu notas a erros e acertos. Com base nesse sistema de avaliação, criou um ranking e duas categorias de premiação - a melhor empresa e o melhor profissional de análise de ações do mercado.

Os vencedores foram, respectivamente, a Merrill Lynch e os analistas Gilberto Pereira de Souza e Luiz Carlos Cesta, da Itaú Corretora.

Revista Exame 06/09/2006

Nenhum comentário: